sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

110 Histórias à Benfica

O "110 Histórias à Benfica" foi publicado em Fevereiro de 2014 pela Prime Books, coincidindo com o 110º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. É uma versão revista, melhorada e aumentada do "100 Histórias à Benfica". Escrevi-o em co-autoria com o Fernando Arrobas novamente, e nem outro cenário faria sentido. Foi o meu primeiro livro publicado por uma editora.

Através do responsável, no Benfica, do merchandising e licenciamento da marca, chegámos à fala com a Prime Books, que era uma das editoras licenciadas pelo clube. Embora não fizesse ideia numa fase inicial, a publicação por uma editora licenciada pelo Benfica era fundamental, pois só assim o livro poderia ter o selo "Produto oficial SLB" e, consequentemente, ser vendido na loja e site do Benfica.

Confesso que essa inevitabilidade não me entusiasmou numa primeira instância. Preferia a comercialização da edição de autor, pois julguei que, por já termos "queimado" cerca de 700 potenciais compradores, a ideia não colheria entusiasmo por parte da Prime Books e o projecto morreria à nascença. No entanto, ao fim de cinco minutos de reunião, o director-geral da Prime Books, Jaime Cancella de Abreu, disse-me que tinha interesse em publicar o livro e que achava que, com algumas modificações, estariam reunidas as condições para viabilizar o investimento.

Comparando o "110 Histórias à Benfica" com a versão original, todas as melhorias partiram de sugestões do Jaime. E foram as seguintes (além da actualização dos dados estatísticos):
- Mais dez histórias: O objectivo foi diferenciar os livros e aproveitar o 110º aniversário do clube;
- Eliminar o constrangimento de uma história por página, o que nos permitiu aprimorar os textos;
- Acrescentar citações, tabelas, etc, às histórias, se não a todas, à larga maioria delas;
- Nova capa e paginação;

Em suma, o profissionalismo e know-how da Prime Books expôs o nosso amadorismo e reconheço-o agradecido. O lançamento esteve previsto para Novembro de 2013, o que não veio a acontecer devido à revisão, que se revelou mais demorada do que julgávamos. O adiamento para Fevereiro seguinte foi sugerido pelo marketing do Benfica, que assim poderia incluir a obra na gama de produtos relacionada com o aniversário do clube.

Devido ao falecimento de Eusébio em 5 de Janeiro de 2014, o clube, e muito bem, cancelou todas as iniciativas previstas para o aniversário. Apesar do lançamento do livro continuar programado para Fevereiro, eu e o Fernando, assim como a Prime Books, entendemos que não faria sentido realizar a sessão de apresentação naquela altura. Não estávamos, e julgo que nenhum benfiquista estaria, para festividades. Regozijo-me, no entanto, pela dor da nação benfiquista ter sido canalizada para o apoio à equipa de futebol, sem dúvida alguma essencial para o regresso ao estatuto de campeão nacional.

Apesar da escassa promoção, que se limitou às redes sociais, da edição de autor do "100 Histórias à Benfica", da inexistência da apresentação e da publicação de mais dois livros nesse ano, as vendas foram boas (hoje sobram poucas unidades de uma tiragem considerada normal para livros de desporto em Portugal). Escusado será de dizer que já pensava no próximo...

Números da semana (170)

1 O Benfica ganhou o Campeonato Nacional de estrada (5 kms). A nível individual, o campeão nacional foi Luís Oliveira, do Benfica; 5,1% ...