segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Mais uma para o museu

Compreendo a antipatia pela Taça da Liga demonstrada pelos (chamados) nossos rivais. Em nove edições da competição, triunfámos sete vezes, o que se traduz num palmarés à Benfica, pelo menos aquele sonhado pelos benfiquistas.

Será este pecúlio reflexo do desdém dos adversários pela prova? Não, evidentemente. É verdade que, em determinadas ocasiões, poderá ter havido um certo desinteresse por parte do Porto e Sporting, mas convém notar que, na prática, tem havido, todos os anos, o mesmo “desinteresse” do lado do Benfica.

Se prestarmos atenção à estatística, verificaremos que, entre os nossos atletas mais utilizados na competição em 2015/16 (e o mesmo se aplica a todas as temporadas), constam, entre outros, Ederson, Lindelöf, Sílvio, Gonçalo Guedes, Talisca, Carcela e Jiménez. Ou seja, e tendo em conta que Ederson e Lindelöf ainda não tinham sido utilizados antes do início da fase de grupos, são jogadores que não foram titulares indiscutíveis ao longo da época. Os nossos principais adversários, ao se servirem desta desculpa, não estão mais que a reconhecer que, afinal, os seus propalados grandes plantéis não o são em boa verdade quando comparados com o nosso.

Além disso, sendo uma prova em que os maiores clubes disputam cinco jogos para a vencer, é mais importante que a Supertaça, que se limita a uma partida realizada no início da temporada. Por mim, longa vida à Taça da Liga. Os portistas e sportinguistas, se algum dia o seu clube vier a conquistar este título, terão oportunidade de o apreciar. Até lá, reagirão com falso desinteresse e inveja indisfarçável.


P.S.: Portugal campeão da Europa sub17 e José Gomes melhor marcador de sempre da competição com 7 golos!

Jornal O Benfica - 27/5/2016

Números da semana (170)

1 O Benfica ganhou o Campeonato Nacional de estrada (5 kms). A nível individual, o campeão nacional foi Luís Oliveira, do Benfica; 5,1% ...