terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Venham eles...

Por vezes sou acusado, enquanto comentador da BTV e colunista do O Benfica, de me focar excessivamente nos adversários, incorrendo, inclusivamente, numa suposta infracção das directrizes emanadas da política de comunicação do clube, em que se pede aos benfiquistas que se preocupem somente com o Benfica.

Porém, do meu ponto de vista, preocupar-me com o nosso Benfica é precisamente o que faço com o privilégio que me é oferecido, mesmo quando as práticas portistas ou sportinguistas são o tema central das minhas análises. O Benfica não compete sozinho ou unicamente contra si próprio. O Benfica está inserido num contexto que, por sua vez, é constituído por diversos agentes, cada qual com um determinado comportamento.

Neste momento, parece-me evidente que a postura dos nossos rivais é norteada por um objectivo partilhado entre si, o qual, numa primeira fase, se confunde com o interesse de cada um e, por isso, vai adiando o risco de colisão. Por outras palavras, Sporting e Porto pretendem interromper a hegemonia benfiquista no futebol português. Até ver, o importante para eles é que o penta benfiquista seja evitado.


Se, por acaso, o Benfica não puder ser campeão, só um deles poderá sê-lo e aí sim um deles dará o primeiro passo contra o outro. Compete-nos zelar pelo adiamento desse momento, pelo que teremos que ser competentes no campo e fora dele, denunciando os ataques infames gizados no Lumiar e nas Antas, combatendo a fusão de interesses entre os principais adversários e defendendo-nos dos sucessivos ataques protagonizados por desesperados aparentemente sem quaisquer escrúpulos. É pena que assim seja, mas é o que temos…

Jornal O Benfica - 8/9/2017

Números da semana (171)

1 O Benfica conquistou, pela 1ª vez, a Taça FAP de andebol no feminino; 3 Di María isolou-se na 3ª posição do ranking dos goleadores b...