segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

No caminho certo

A publicação do RC da SLB, SAD, relembra que o SLB já não é aquele clube do início dos anos 90, ultrapassado no tempo, em que o Prof. Luís Tadeu, então VP com o pelouro da gestão, reclamava a necessidade imperiosa da implementação de uma visão empresarial que possibilitasse, paralelamente, a racionalização dos custos e a obtenção de maiores receitas. Não obstante os seus avisos recorrentes, essas medidas tardaram a surgir (levando ao seu pedido de demissão), o que, posteriormente agravado com, primeiro, a crise de tesouraria e, no final do século, a gestão danosa, resultou num SLB irreconhecível, descredibilizado, depauperado e uma sombra de si mesmo desportivamente.

Estancada a sangria com Manuel Vilarinho, só com Luís Filipe Vieira se começou a empreender, com dez anos de atraso, a tal visão empresarial. Hoje, mais de uma década depois, o clube, no seu todo, está incomparavelmente melhor, sofrendo ainda as consequências dos anos 90. Isto porque, sem meios à disposição e sem credibilidade, teve que os obter em enorme quantidade e a um custo pesado.


Esse custo está, grosso modo, reflectido nas contas da SAD com impacto directo na política desportiva. É cerca de 20M€ por ano (juros), perto de 20% das receitas operacionais (sem vendas de jogadores). A redução dos custos operacionais, mantendo-se o nível de receitas, permitirá esbater esta herança pesada. Sabendo-se em contra-ciclo (Porto e Sporting têm aumentado o investimento), creio que, mesmo ocorrendo algum percalço desportivo pelo caminho, estamos no rumo certo para, a médio prazo, garantir a sustentabilidade que nos permitirá, no plano desportivo, continuar a ganhar mais que os nossos adversários.

Jornal O Benfica - 6/11/2015

Números da semana (170)

1 O Benfica ganhou o Campeonato Nacional de estrada (5 kms). A nível individual, o campeão nacional foi Luís Oliveira, do Benfica; 5,1% ...