terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Ajax

Contrariamente ao que muitos propalaram, o apuramento do Benfica para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões não se deve ao Bayern. Os alemães limitaram-se a fazer o que deles era esperado, somando a sexta vitória.

Apesar das goleadas sofridas ante o Bayern, o Benfica teve um bom desempenho. Frente a Barcelona e Dinamo Kiev venceu os jogos na Luz e empatou fora, não sofrendo qualquer golo. Resumir o apuramento à contracção de uma dívida de gratidão ao Bayern é redutor e desonesto intelectualmente.

O Ajax é o adversário que se segue e a tarefa de passar aos quartos-de-final não é nada fácil. Escusado será de dizer que já começou a desvalorização dos neerlandeses, útil para os detractores qualquer que seja o desfecho. Se o Benfica passar, o sorteio foi bom; se for eliminado, não cumpriu a sua suposta obrigação. Nada que qualquer benfiquista minimamente atento não antecipasse.

Rui Vitória, qual némesis de Jorge Jesus, conhecedor profundo da realidade benfiquista, passou, de repente, a liderar um bando de jogadores inaptos para estas andanças. O PSV, ultra difícil obstáculo de transpor, goleador, na Supertaça, do extraordinário Ajax, subitamente demonstrou pouco traquejo europeu e um plantel curto. E o Barcelona e o Dinamo Kiev, o primeiro antes intransponível, depois ao alcance de qualquer um, e o segundo de candidato à Liga Europa a indigente num ápice, fizeram com que a passagem benfiquista não passe, dizem eles, de uma mera formalidade.

Agora vem o Ajax e já ouvi um tipo no canal de entretenimento CMTV (enviaram-me um vídeo, não frequento aquilo), afirmar que este Ajax não vale tanto como os resultados com o Sporting fazem parecer. Bastou, no sorteio, o nome Ajax surgir junto do Benfica para que o treinador Ten Hag e jogadores como Haller, Antony, Tadic, Berghuis, Blind, Gravenberch e outros tenham desaprendido – ou nem sequer alguma vez aprendido, apesar das goleadas ao Sporting – de jogar futebol. É extraordinário. Extraordinariamente patético.

Jornal O Benfica - 17/12/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

Números da semana (180)

1 A equipa feminina do Benfica de minitrampolim sagrou-se campeã nacional; 3 O canoísta Fernando Medalha conseguiu 3 medalhas no Campe...