terça-feira, 27 de agosto de 2019

Educação esmerada


Já várias vezes contei esta história, mas o momento parece-me propício para contá-la novamente.

Certa manhã, andava eu ainda na terceira classe, o meu pai deixou-me na escola e avisou-me que me iria buscar à hora de almoço. Estranhei, pois costumava almoçar na escola ou em casa dos meus avós. Passadas umas horas lá apareceu o meu pai, informando-me que não iria às aulas durante a tarde. Almoçámos e fomos para o estádio da Luz: quartos-de-final da Taça de Portugal, Benfica 5 – Sporting 0 (estádio, aquele estádio gigantesco, quase cheio num jogo às 15 horas de um dia de trabalho).

Lembrei-me deste episódio nos segundos imediatos ao quarto golo da nossa equipa na Supertaça. Tinha sido precisamente em 1986 que o Benfica bateu o Sporting por 5-0 pela última vez. Graças ao meu pai, contrariando dezenas de advertências sobre a importância primordial da escola, vi o Rui Águas, o Wando (a bisar), o Álvaro (!) e o Manniche a marcarem ao Sporting, o clube que me fora ensinado – e constatei na escola – ser o maior rival do meu Benfica.

Senti, ao longo dos muitos anos passados desde essa goleada, que o Benfica desperdiçou várias oportunidades de repetir a proeza (a última aconteceu na época passada, no jogo do campeonato em Alvalade). Honra seja feita ao 3-6, também no reduto leonino, em 1994. A diferença de “escassos” três golos, por se tratar do “jogo do título”, não deslustra o feito...

Recuando a 1986, tinha eu oito anos, aprendi, em poucas horas, três lições importantes: Há prioridades na vida; há prioridades mais prioritárias que outras; e que o Benfica é mais prioritário que as teoricamente mais prioritárias das prioridades.


Jornal O Benfica - 9/8/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Números da semana (167)

1/2 A equipa feminina de andebol do Benfica está nas meias-finais da EHF European Cup; 1 O Benfica é campeão nacional de corta-mato cu...