segunda-feira, 12 de junho de 2023

Estar mais próximo de títulos

Lido e analisado o orçamento do Sport Lisboa e Benfica para 2023/24, há várias conclusões e dados interessantes a reter. E também uma ideia que me parece evidente: à semelhança da temporada passada, a primeira planeada pela Direção presidida por Rui Costa, há um grande enfoque na vertente desportiva e na potenciação da competitividade das muitas equipas, masculinas e femininas, que representam o clube.

Chamo a atenção para o incremento nos gastos com pessoal afectos às modalidades, que se pode traduzir numa maior capacidade de apetrechamento dos vários plantéis. Situa-se um pouco acima dos 4,3% em relação à previsão deste investimento em 2022/23. Porém, há que ter em conta que, na presente temporada, o aumento em relação à anterior anda em torno dos 42,3%, o que significa que o crescimento orçamentado para 2023/24 assenta num esforço enorme feito este ano, especialmente se comparado com a época anterior.

Este é, do meu ponto de vista, o mais virtuoso de todos os custos, assim esteja salvaguardada a sustentabilidade económica e financeira, a qual, indubitavelmente, tem sido garantida, conforme se pode constatar na previsão das contas desta época e no orçamento para a próxima, além da situação patrimonial positiva desde há alguns anos.

O Benfica sempre foi, é e terá de continuar a ser um clube cujo fito é vencer, seja em que modalidade for. O corolário desta assumpção é a necessidade imperiosa de centrar todas as decisões na perseguição do tão almejado sucesso desportivo, sejam elas de natureza associativa, comercial, infraestrutural, institucional, logística, etc. Identifico esta visão neste orçamento.

P.S.: Para mim, o dado mais impressionante no orçamento consta nas receitas, mais concretamente na coluna da previsão para 2022/23. Trata-se de um novo recorde nos proveitos anuais com quotização. São quase 18,5 milhões de euros, o que significa que temos mais sócios pagantes. E o que o valor inscrito na orçamentação para a próxima época nos diz é que há a expectativa de assistirmos a mais crescimento. Notável!

Jornal O Benfica - 9/6/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Números da semana (172)

2 O Benfica tem de superar uma diferença de 2 golos para chegar à final da EHF European Cup Women de andebol; 3 Na Taça de Portugal de...