segunda-feira, 1 de maio de 2023

Os beneficiados chorões

A comparação deveria ser do domínio do absurdo, mas é verdadeira e não surpreende quem, jornada após jornada, segue atentamente o Campeonato Nacional português de futebol. Desde 2019/20, o FC Porto beneficiou de 47 grandes penalidades, enquanto o Benfica se ficou pelas 27.

Escrito de outra forma, no período em análise, as equipas de arbitragem assinalaram uma grande penalidade favorável ao FC Porto em cada 251 minutos, enquanto precisaram de 437 para descortinar uma a favor do Benfica. Ou seja, um penálti para os portistas em cada três jogos (incompletos) e um penálti para o Benfica a cada quase 5 jogos.

Anomalia estatística? Reflexo do tipo de jogo ou das características técnicas (não “artísticas”) dos jogadores? Azar? Até poderia ser, mas quem vê os jogos sabe que não é o caso e dados estatísticos como oportunidades de golo esperadas, remates, ações na área adversária, etc, não estabelecem correlação, pelo contrário até revelam uma discrepância entre a realidade e o que seria expectável face a esses dados.

Recupero um artigo da minha autoria, publicado em O Benfica há pouco mais de um ano: O FC Porto era, entre os cinco primeiros classificados dos campeonatos dos 15 países melhor posicionados no ranking europeu de clubes, o líder destacado em adversários admoestados com cartão vermelho, uma situação que não encontrava paralelo, nem de perto nem de longe, com o observado na Liga dos Campeões. Por conseguinte, era esmagador, a favor do FC Porto quando comparado com o Benfica, o tempo jogado em superioridade numérica. E, claro, invertiam-se os papéis na análise do tempo jogado em inferioridade numérica, em que o Benfica “superava” o FC Porto.

O que se passa então em 2022/23? A resposta é fácil de adivinhar: 11 cartões vermelhos a adversários do FC Porto, 4 a adversários do Benfica, sendo que um deles foi após o apito final.

A facilidade com que adversários do FC Porto são expulsos só é comparável ao empenho dos árbitros na “gestão” do capítulo disciplinar em jogos do Benfica, também visível na admoestação de cartões amarelos: 86 a adversários do Benfica; 118 amarelos a adversários do FC Porto.

É com estes dados em mente, além do que é facilmente perceptível pelo que se vê no campo, que se deve interpretar as lamentações de responsáveis portistas sobre arbitragens. Como é óbvio, não passam de propaganda reles, porque nem sequer é demagógica, é mesmo mentirosa e mais do que gasta. Que continuem a ter efeito, é vergonhoso, mas também não surpreende.

Jornal O Benfica - 28/4/2023

1 comentário:

  1. O FCP é desde janeiro de 2020 a equipa, "a nivel mundial", com maior numero de penalties a favor...palavras para quê???...
    "https://golo.fm/destaque/fc-porto-e-o-clube-com-mais-penaltis-do-mundo-desde-2020/"

    ResponderEliminar

Números da semana (171)

1 O Benfica conquistou, pela 1ª vez, a Taça FAP de andebol no feminino; 3 Di María isolou-se na 3ª posição do ranking dos goleadores b...