Não perca tempo a ler esta crónica. Comece já a ver o fantástico documentário “Fábrica de sonhos: Benfica” na PrimeVideo da Amazon. Creia no que lhe digo, é extraordinário, é imperdível, é Benfica!
Considero-me, porque já vi muitos, um consumidor exigente de
documentários sobre futebol e basquetebol. Sei o que afirmo: o “Fábrica de
sonhos: Benfica” não deve rigorosamente nada aos melhores, aliás, está
claramente entre aqueles que mais prazer me deu assistir. Claro que o facto de
estar relacionado com o Benfica ajuda e muito nesta percepção, mas é para
benfiquistas que escrevo, confiem em mim.
Penso que todos temos noção de que o Benfica trabalha muito
bem na formação de futebolistas, mas com este documentário percebemos melhor
como o faz. Do scouting em tenríssima idade ao acompanhamento psicológico em
fases tardias do processo formativo, está lá tudo, não só através dos testemunhos,
mas também pela realidade como ela é, revelada em imagens nunca antes vistas.
Acresce a excelência ao nível da realização, das filmagens e da narrativa, é
realmente soberbo. E os muitos testemunhos acrescentam imenso valor, em nada
prejudicados, porque a rejeita, pela costumeira salada de lugares-comuns que
habitualmente ouvimos no mundo do desporto.
Agora pensa o leitor: com as expectativas tão altas, por
certo desiludir-me-ei. Desengane-se! Eu próprio fui uma potencial vítima de excesso
de expectativas criado por outrem e não me senti defraudado minimamente. Pelo
contrário, gostei mais do que esperava. O primeiro episódio é bom, os três
seguintes são fabulosos.
O “Fábrica de sonhos: Benfica” deve ser celebrado. Não só
por ser muitíssimo interessante, revelador e muito bem feito, mas sobretudo por
colocar o Benfica na linha da frente, também, no domínio da comunicação.
Há décadas que o futebol português é tratado, neste âmbito,
como se fosse um saco de pancada; este documentário é a antítese desse lodaçal,
surgindo na sequência de variadíssimos conteúdos disponibilizados na BTV e
BPlay (e restantes meios) em tempos recentes e só possíveis por uma abertura de
espírito até há poucos anos inimaginável. E com isso ganhamos nós, os adeptos,
que somos apaixonados pelo Benfica e por desporto.
Entender a comunicação como uma ferramenta para estimular o
gosto pelo clube e pelo desporto é, em Portugal, uma vitória. Ser capaz de
implementá-la subordinada a essa ideia, um título. Quero mais, este é o
caminho!
Jornal O Benfica - 18/11/2022
Sem comentários:
Enviar um comentário