segunda-feira, 6 de junho de 2022

Milagres

Não há exagero: a conquista da Liga Europeia de andebol foi uma autêntica epopeia, em particular pelas incidências da final.

O adversário era fortíssimo e oriundo da Alemanha, cujo campeonato é considerado o melhor da atualidade. E basta olhar para o palmarés desta competição: a máxima futebolística “… no fim ganha a Alemanha” é, em rigor, muito mais adequada ao andebol.

Chema Rodríguez disse, no final, que “o jogo foi um milagre atrás de milagre”, mas como alguém disse, e Chema sabe-o muito bem, “os milagres dão muito trabalho”.

E esse trabalho começou na constituição de um plantel repleto de jogadores experientes e com qualidade muito acima da média, orientados por uma equipa técnica capaz de formar um grupo competente, empenhado e ambicioso. O percurso na prova foi muito meritório, encontrando na final four o palco ideal para duas exibições memoráveis. E é importante que aplaudamos também a decisão arriscada da direcção do Clube em investir na organização do evento derradeiro da prova: os mais de cinco mil benfiquistas junto da equipa foram essenciais para o feito alcançado.

A taça vai para o museu, o nome do Benfica fica para sempre gravado no palmarés da prova e na memória coletiva perdurarão o golo de Borges no último segundo, as defesas incríveis de Hernandez e a fantástica bola recuperada por Kukic na parte final do prolongamento e que permitiu que o Benfica passasse para a frente do marcador. Que grande alegria! Obrigado, Benfica!

E, por falar em milagres, o que dizer do campeonato de juniores? Ganhámos bem, somos melhores, a maioria dos jogadores utilizados são sub18, etc., mas o Porto quase fazia o milagre de vencer a prova.

Neste caso, a citação que me ocorre é a de uma frase da autoria de Herberto Hélder, que consta no notável “Photomatom & Vox”: “É sempre fácil caminhar em cima das águas, mas é impossível fazê-lo milagrosamente.”

Escrito isto, milagre, milagre mesmo, foi ainda assim termos conseguido ganhar este título…

Jornal O Benfica - 3/6/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Números da semana (179)

1 Nas estafetas mistas de triatlo, o Benfica sagrou-se campeão nacional; 2 No futebol de formação, o Benfica é bicampeão nacional de j...