sábado, 30 de dezembro de 2023

Agora escolha

Há os estúpidos, há os maldosos e há os estúpidos que são maldosos e vice-versa, agora escolha o leitor. Lanço este desafio referindo-me ao autor anónimo de uma peça publicada no Record na sequência do jogo com o AVS, intitulada “Luz teve a pior casa da época”. O antetítulo também é sugestivo e, por isso, deve ser igualmente considerado: “Menos de 50 mil para o jogo da Allianz Cup”.

Dirá o Record, os factos estão correctos. Mas a forma como os factos são apresentados não tem justificação aceitável. Repare-se no teor da notícia: “Com o Natal a aproximar-se e a uma quinta-feira à noite, o duelo decidia o futuro do Benfica na Allianz Cup, mas a Luz ficou bem longe de uma enchente. De resto, o recinto das águias registou a pior assistência na atual temporada, com 48.959 espectadores presentes nas bancadas, face aos 52.609 que haviam assistido ao triunfo sobre o Famalicão (2-0), a 25 de novembro, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.”

É óbvia a tentativa de criação de uma imagem de fracasso de afluência de público. E esta é a versão corrigida! A original dizia, em mau português, porém mais revelador, “(…) 48.959 espectadores presentes nas bancadas, a superar os 52.609 que haviam assistido ao triunfo…“. A superar a pior anterior, atenção!

Haveria outras formas de apresentar estes mesmos factos, talvez desrespeitando critérios editoriais desta publicação. E não me parece que só por benfiquismo se justificaria a opção por elas:

- Foi a 7ª maior assistência da temporada em todas as competições nacionais (de todos os clubes – as seis primeiras são do Benfica para o Campeonato Nacional);

- Foi a 11ª maior assistência da temporada em todas as competições oficiais (de todos os clubes – as nove primeiras são do Benfica para o Campeonato Nacional e Liga dos Campeões, mais um jogo do FC Porto na Liga dos Campeões);

- Foi a 2ª maior assistência de sempre na Taça da Liga. O jogo do Benfica com o AVS só foi superado pelo embate com o Sporting, também no estádio da Luz, das meias-finais em 2010/11, no qual estiveram presentes 49.652 espectadores.

Portanto, agora escolha!

P.S.: A Liga Portugal, bem, tem envidado esforços na atracção de público aos jogos e empenha-se ainda mais na autopromoção das suas iniciativas no âmbito deste desafio. Infelizmente, até hoje (26 de dezembro de 2023, 22:13), esta extraordinária afluência de público não motivou qualquer menção no seu site oficial. Um lapso, certamente.

Jornal O Benfica - 29/12/2023

1 comentário:

  1. Caro João Tomaz,
    Essa corja, de estupido não têm nada. Maldosos sim, mas maldosos vendidos.
    Não são Jornalistas, são jornaleiros a soldo.
    Como diria o outro, do Gato Fedorento, "o que eles querem sei eu"...Mas irão continuar a marrar no vermelho, é bom sinal, mesmo fartos de levar belas Verónicas e sistemáticas Chicuelinas....
    Bom ano .

    ResponderEliminar

Números da semana (171)

1 O Benfica conquistou, pela 1ª vez, a Taça FAP de andebol no feminino; 3 Di María isolou-se na 3ª posição do ranking dos goleadores b...